Um pouco do mercado gastronômico
Segundo a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Produtividade do Ministério da Economia, o setor de alimentação foi um dos sete mais afetados pela pandemia.
Quarentena, lockdown em algumas cidades, mudança nos hábitos de consumo foram os principais responsáveis pela baixa de faturamento dessa categoria. Estima-se que cerca de 335 mil estabelecimentos do Brasil fecharam as portas desde março de 2020. No Estado de São Paulo foram 50 mil, sendo 12 mil só na capital.
Os números preocupam, mas não devem desanimar quem já está dentro do setor, pois aos poucos, com a vacinação em massa, as pessoas voltam a frequentar e buscar por opções gastronômicas fora de casa e, depois de dois anos de pandemia onde a única paisagem era a da própria casa, os clientes, com certeza, estarão sedentos por novidades.
Com a pandemia foi hora de inovar e tentar renovar os conhecimentos que donos de restaurantes e demais estabelecimentos da área tinham. Assim surgiu a necessidade de implementar deliveries, ousar nas embalagens e no marketing para que, de alguma forma, o negócio continuasse crescendo. Agora que o mercado está começando a reaquecer, que tal ficar por dentro das tendências gastronômicas para 2022 e aplicar no seu negócio?
Comida de mãe/vó é aquela que tem um sabor caseiro, que desperta uma lembrança boa da infância.
Essa tendência vem seguindo a onda de comidas menos industrializadas e mais nutritivas que teve início bem antes de 2020. De acordo com o The Economist na sua lista de 20 prognósticos para o futuro, publicada em 2021, “Tudo vai para o natural e saudável”, diz a revista. Há uma crescente busca por produzir a própria comida, o que não entra apenas em tentar criar hortas, mas, principalmente, fugir de alimentos muito industrializados, evitando os famosos enlatados e priorizando comida mais natural.
Essa tendência serve para que comércios alimentícios e restaurantes incluam em seu cardápio refeições mais saudáveis e com cara de feita em casa. Não precisa ser algo super produzido, afinal a beleza da comida de mãe/vó está na simplicidade, um arroz com feijão bem feito é capaz de nos transportar para outra época.
O mesmo vale para doces e sobremesas. Os docinhos com cara de anos 90 estão com tudo. Sabe aquele manjar, sagu ou creme de papaia? São perfeitos para acompanhar e
podem ser uma ótima forma de fidelizar clientes ao oferecer a sobremesa em copinhos como brinde ou mimo.
Com tantas cepas, gripes e demais doenças, ingredientes que potencializam o sistema imunológico estão em alta
Receitas como shot da imunidade, sucos detox, sopas, entre outros são uma ótima forma de seu negócio aderir a essa onda, mesmo que não haja qualquer comprovação científica que a ingestão desses ajude na prevenção/cura do COVID-19, mas por serem ingredientes naturais possuem nutrientes e vitaminas essenciais para o corpo humano.
Você pode oferecer sucos como abacaxi com laranja e glutamina, cenoura com beterraba e açafrão, beterraba, maçã e gengibre, as opções são diversas.
Ainda seguindo a linha saúde, uma tendência forte são os probióticos, bactérias benéficas que vivem no intestino e melhoram a saúde geral do organismo, contribuindo para a flora intestinal, entre outros. Alimentos como gengibre, kefir, beterraba fermentada podem ser acrescentados em algumas receitas de bebidas.
Com a quarentena, o brasileiro foi descobrindo novos sabores de café e novas formas de fazer o famoso cafézinho, por que não levar essa ideia ao seu negócio?
O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo e na pandemia o café passou a ser um dos melhores amigos do brasileiro já que o consumo aumentou 35% se comparado ao período pré-pandemia. O público consumidor desse grão adora novidades de sabores e acompanhamentos.
Para o seu negócio bombar, aposte em máquinas de cápsulas com sabores diferentes, assim como acompanhamentos, brigadeiro e doce de leite. Buscar por novos tipos de grãos também é uma ótima forma de atrair a clientela.
Veja também
Padaria delivery: saiba como adaptar o negócio à tendência
Com uma parte dos trabalhadores trabalhando de casa, as comidas rápidas e saudáveis ganharam espaço e com tanta coisa em mente, sobra pouco tempo para cozinhar. Aí entram as marmitas congeladas, mas feitas de forma saudável.
A diferença entre as marmitas compradas via aplicativo de delivery e as mensais é que a segunda, como já diz o nome, são compradas de uma única vez via sites e vem com cardápios estabelecidos onde o cliente pode escolher entre algumas opções, pagar on line
ou na entrega e receber em sua casa. No dia a dia é só esquentar no microondas ou banho-maria.
O cliente não precisa entrar nos aplicativos todo dia e escolher o que quer comer. As marmitas congeladas são uma ótima forma de trazer mais praticidade para a vida dos consumidores e, por serem vendidas em combos, o valor sai bem mais em conta que a compra individual.
Você pode iniciar o negócio vendendo as marmitas on line, via site ou Instagram, ou adaptar o cardápio do seu restaurante para esse modelo. É preciso se atentar se o alimento pode ser congelado e descongelado e qual o tempo indicado para consumo. Dar a possibilidade do seu cliente consumir o prato especial do seu negócio no conforto de casa pode se tornar um forte diferencial.
Para os comércios físicos as áreas externas e ventiladas estão sendo priorizadas nesse momento de pandemia, afinal, ninguém quer ficar em um local fechado e com a ventilação vinda apenas do ar-condicionado, não é mesmo?
Caso o seu negócio não tenha uma área externa, você pode providenciar pensando na disposição entre mesas, que devem estar afastadas umas das outras, e na lotação que não pode estar próximo da máxima.
Para dias chuvosos, vale ter algumas tendas ou coberturas que facilitem a circulação do ar, mas sem deixar o local abafado.
Mesmo para negócios de delivery ou presencial, o instagramável é uma tendência que veio para ficar.
Chamamos de instagramável tudo aquilo que é bonito e que vale a pena ser fotografado. É muito comum lojas on line fazerem pequenos vídeos da forma como embrulham as encomendas e todo o cuidado e carinho que é levado em conta em algo que, para muitos, pode ser simples. Isso vale para deliveries, que tal mandar um recadinho fofo com o alimento, um mimo, amostra grátis? As pessoas gostam disso e com certeza a chance de postarem nas redes sociais marcando o estabelecimento é grande.
Você pode trazer tendência do instagramável para seu negócio físico mudando algumas coisas da decoração no seu estabelecimento, incluindo letreiros de led, luzinhas, quadrinhos, criando uma decoração que chame atenção. Decoração kitsch, que são aquelas mais manuais, que a olhares desatentos parece não ter uma lógica, ganharam as graças nas redes sociais entre 2020 e 2021, principalmente no Tiktok.
Como adaptar as tendências para o meu negócio?
Nem todo tendência serve para o seu negócio, isso é um fato. Antes de mudar tudo para adaptar o seu negócio às previsões do que estará bombando no setor em 2022, é preciso analisar alguns pontos, como:
O seu público é a razão de ser do negócio e toda mudança deve contemplá-lo. Conhecendo bem sua clientela fica mais fácil saber se ela curtirá ou não a mudança que pretende implementar. Está em dúvida? Que tal fazer uma pesquisa rápida antes da mudança? Pode ser até mesmo através das redes sociais.
Custo é algo que precisa ser levado em conta. Será que essa tendência que pretendo aplicar no meu negócio me custará muito? Trará o resultado esperado? É necessário um planejamento para saber, isso deve ser feito antes da mudança.
É comum vermos empreendedores adaptando tendências que não são a cara do negócio, apenas para “entrar na onda”. Volte ao seu público e a forma que você quer que o seu negócio seja visto, analisando esses pontos você saberá se vale a pena ou não embarcar nessa tendência.
Você também pode gostar
Marmitex: dicas para trabalhar com a venda de marmitas e realizar parcerias